Top 6 funções da vitamina A

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Um verdadeiro elixir de rejuvenescimento da pele, a vitamina A é fundamental para a manutenção de vários órgãos do organismo e pode ser incluída na sua dieta com simples mudanças no hábito alimentar.

Conheça agora tudo sobre essa poderosa vitamina.

Vitamina A ou retinol: qual a diferença?

A vitamina A é muitas vezes confundida com seu outro nome, Retinol.

Mas afinal existe diferença?

O Retinol na verdade é a forma mais pura e ativa dessa vitamina, podendo ser encontrada nos alimentos que vem dos animais, sendo adicionado muitas vezes em cremes e cosméticos para a pele.

O betacaroteno, considerado por alguns uma outra forma de vitamina A, é um pigmento encontrado nos alimentos vindo de plantas e o próprio corpo encarrega de transformá-lo na vitamina A dentro do nosso intestino.

Além do Retinol a vitamina A possui mais duas formas, o Retinal e a Tretoína, também conhecida como Ácido Retinóico (Vitamina A oxidada).

Vitamina A: Funções e benefícios

A vitamina A suporta diversas funções do nosso organismo dentre elas estão:

1.Visão

Por ser um componente importante presente em uma molécula da retina, tanto o retinol quanto o beta-caroteno são fundamentais para a saúde da visão, prevenindo ainda a degeneração macular e a xeroftalmia.

2.Pele

Vitamina A aumenta a elasticidade da pele prevenindo o envelhecimento e formação de celulite e acne.

Um estudo científico realizado no Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Drexel, na Filadélfia EUA, chegou na conclusão de que a suplementação de vitamina A no pós cirúrgico é um poderoso aliado da cicatrização da pele, pois ajuda na manutenção do colágeno, sendo também bastante considerada, por esse quesito, na saúde capilar.

Além de tudo, o betacaroteno ainda contribui para formar a melanina, auxiliando no processo de retirada de manchas, que alguns cremes que contam com esse ingrediente na fórmula prometem.

3.Imunidade

imunidade baixa

Essa vitamina é responsável por fortalecer as mucosas do corpo, principalmente no intestino, servindo como barreira contra vírus e bactérias.

De acordo com um estudo da Oregon State University, a vitamina A se mostrou eficaz no aumento de hemoglobinas além de facilitar a entrada do ferro nos glóbulos vermelhos.

Além disso, revisões recentes ainda mostraram que o aumento da ingestão dessa vitamina pode bloquear o crescimento de células cancerígenas nas regiões da mama, próstata, pulmão, bexiga e pele.

4.Antioxidante

O nosso corpo fabrica os radicais livres durante a conversão em energia daquilo que ingerimos. Os radicais também penetram no nosso corpo através da poluição e ingestão de gordura saturada e animal.

A vitamina A inibe a proliferação dos radicais livres, proporcionando uma absorção maior dos bons nutrientes que precisamos, garantindo longevidade e crescimento saudável de crianças e embriões, sendo um poderoso aliado na reprodução humana.

5.Crescimento ósseo e fortalecimento dos dentes

De acordo com o Instituto de Gerontologia e Geriatria da Universidade de Perugia, na Itália, a falta de vitamina A está ligada a redução óssea. Outros estudos ainda revelam que a conversão da vitamina A na tretoína mantém a saúde dos dentes ao fortalecer a dentina, tecido que protege a polpa.

6.Evitar pedra nos rins

pedra nos rins

O Departamento de Biofísica do Instituto Nacional de Nutrição na Índia, comprovou que crianças com baixos índices da vitamina possuíam maior acúmulo de cálculos renais em comparação com as outras crianças.

Isso se deve ao fato de que a vitamina A libera o fosfato de cálcio impedindo a formação dos cálculos nos rins.

Deficiência de Vitamina A

Fatores que causam a carência da vitamina

Doenças auto-imunes, intestinais, pancreáticas e alcoolismo impedem a total absorção do nutriente no organismo.

Outro fator crucial para a deficiência da vitamina é a má absorção de gordura pelo corpo, justamente porque a vitamina A é uma propriedade lipossolúvel, que é diluída junto com a gordura.

E o que acontece se meu corpo não tiver vitamina A suficiente?

Diversas reações do corpo tem como causa a falta da vitamina A, dentre elas:

  • Visão embaçada
  • Dificuldade para enxergar no escuro
  • Irritação do globo ocular com vermelhidão e secura
  • Flacidez da pele e como consequência a celulite
  • Envelhecimento da pele com aparição de rugas em idades precoces
  • Dermatites e inflamações da pele como seborréia e outras doenças que também acometem o couro cabeludo causando queda do cabelo

Além de tudo, o corpo pode ficar suscetível a infecções, uma vez que a falta do nutriente ocasiona o enfraquecimento das mucosas protetoras do intestino.

Cuidados com o Excesso

Assim como qualquer composto no nosso organismo, as vitaminas e nutrientes causam intoxicação se consumidas em excesso.

Para a vitamina A, os sintomas de intoxicação já relatados incluem, pele ressecada e trincada, dores na cabeça e articulações.

Onde encontrar a vitamina A?

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A vitamina A pode ser encontrada na forma de beta-caroteno nas frutas e legumes com tons de amarelo, vermelho e laranja, além das verduras.

Alimentos com Betacaroteno

A quantidade diária de vitamina A recomendada para um adulto fica em torno de 10000 IU.

Acompanhe abaixo os alimentos ricos no nutriente com a porcentagem diária recomendada para cada 100 gramas.

Frutas:

  • Mamão (3%)
  • Laranja (1,9%)
  • Manga (5%)
  • Pêssego (2%)

Hortaliças:

  • Pimentão Vermelho (31%)
  • Pimentão Amarelo (2%)
  • Cenoura (14,5%)
  • Abóbora (8,5%)
  • Alface (7,4%)
  • Repolho (0,9%)
  • Espinafre (74%)
  • Agrião (31%)
  • Brócolis (6,2%)

Além desses, o tomate, damasco, couve, rúcula e a batata doce também são altamente ricos em vitamina A. Um terço de uma batata doce assada com casca por exemplo, já pode alcançar 100% dos níveis de vitamina A recomendados em nosso organismo.

Alimentos com Retinol

Essa forma da vitamina A está na proteína animal como a gema do ovo e peixes em geral, apesar que neste último a quantidade encontrada é pequena.

Também se faz presente no fígado bovino sendo esse a maior fonte natural de retinol.

No caso dos ovos, a forma como ele será ingerido tem variação na quantidade do nutriente. Veja a seguir a quantidade de retinol por 100 gramas (equivalente a um ovo de galinha) de cada tipo de ovo:

  • Gema de ovo crua – 1.442 IU (14%)
  • Ovo cozido – 520 IU (5,2%)
  • Ovo escalfado – 538 IU (5,3%)
  • Ovo de codorna – 543 IU (5,4%)

Mas fique atento! Muitas propriedades nutricionais se perdem ao fritar o ovo e a vitamina A é uma delas.

Suplementos de Vitamina A

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A vitamina A também pode ser ingerida em como remédio manipulado em forma de cápsulas, como suplementos à alimentação com seu baixo teor, ou para tratamento médico.

Vitamina A pura

Como ingrediente único de uma composição, a vitamina A é encontrada em cápsulas até sua dosagem diária máxima recomendada, podendo também ser manipulada.

Vitamina A combinada: quais as melhores combinações para suplementar

A vitamina A ainda interage com o Zinco e Ferro, tornando necessário uma quantidade adequada de todos esses nutrientes no organismo para o funcionamento eficaz de cada um.

Sua combinação com a vitamina D e E também é comumente encontrada nas farmácias por também serem vitaminas que são diluídas na gordura. O óleo de amendoim ou de milho é acrescentado junto a essas vitaminas em pequenas ampolas para dietas restritivas.

Além disso, a vitamina A está inclusa nos principais multivitamínicos e compostos especiais para pele e suplementos cerebrais, podendo ser incluída durante a manipulação de outros medicamentos também.

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