Aripiprazol
Veja aqui a bula do Aripiprazol e tenha todas as informações técnicas do medicamento:
Aripiprazol bula
Saiba detalhes encontrados na bula do Aripiprazol, Para o que serve Aripiprazol
O Aripiprazol é um medicamento da classe dos antipsicóticos e o primeiro de uma nova categoria, a dos estabilizadores dos sistemas dopaminérgico-serotoninérgico, por isso, é frequentemente chamado de antipsicótico de terceira geração.
É uma molécula com alta eficácia e mínimos efeitos adversos frente aos outros tratamentos disponíveis.
Aristab (NOME COMERCIAL) tem um bom perfil metabólico, apresentando baixa propensão ao ganho de peso, anormalidades glicêmicas e lipídicas e menos sintomas extrapiramidais.
No Brasil, estima-se que haja cerca de 1,6 milhão de esquizofrênicos.
Já o Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor que se manifestam como episódios depressivos alternando-se com episódios de euforia, em diversos graus de intensidade.
A prevalência do transtorno pode chegar a até 8% da população, assim, estima-se que cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores do TB, nas suas diferentes formas de apresentação.
INDICAÇÕES DO ARIPIPRAZOL:
Esquizofrenia1
Aripiprazol é indicado para o tratamento de esquizofrenia. A eficácia de Aripiprazol foi estabelecida em estudos científicos para o tratamento e manutenção do quadro.
Transtorno Bipolar1 e 2
– Monoterapia
Aripiprazol é indicado para o tratamento agudo e de manutenção de episódios de mania e mistos associados ao transtorno bipolar do tipo I em adultos. A eficácia também foi estabelecida em estudos científicos.
– Terapia Adjuntiva
Aripiprazol é indicado como terapia adjuntiva ao lítio ou valproato para o tratamento agudo de episódios de mania ou mistos associados ao transtorno bipolar do tipo I, com ou sem traços psicóticos. A eficácia também foi estabelecida em um estudo da literatura.
O aripiprazol não é indicado em pacientes idosos com psicose associada à demência.
Preço do Aripiprazol
O valor de mercado é variável, mas a média de preço do Aripiprazol atualmente está entre 200 e 300 reais.
A Farmácia Universal tem um preço competitivo neste medicamento.
Alertamos que o Aripiprazol bula está na classe dos medicamentos controlados portanto não pode ser vendido sem a retenção da receita médica.
Aripiprazol dá sono?
Em testes clínicos 8% dos pacientes relataram sonolência, em contrapartida 3 % dos pacientes que receberam placebo também relataram sonolência.
Dessa forma pode dar sono em um percentual de pessoas.
Qual é o Aripiprazol Referência e Similar? Principais marcas
O medicamento referência do princípio ativo Aripiprazol é o Abilify.
Estão entre os medicamentos similares: Aipri, Aristab, Confilify, Kavium, Sensaz, Toarip.
Efeitos colaterais Aripiprazol
As reações adversas mais comuns em pacientes adultos em estudos clínicos (≥ 10%) foram náusea, vômito, constipação, cefaléia, vertigem, acatisia, ansiedade, insônia e inquietação. (Mais informações Aripiprazol Bula).
Aripiprazol engorda?
Não se pode descartar a ideia de aumento de peso com Aripiprazol , na bula informa que uma das reações adversas observadas durante estudos clínicos.
O uso do medicamento foi feito na terapia aguda, que é de até seis semanas, de maneira adjuntiva ao lítio ou valproato, foi o aumento de peso, mas essa reação foi observada em até 2% dos pacientes.
Efeitos do Aripiprazol em Autistas
O Aristab* (Aripiprazol) é uma medicação antipsicótica e estabilizadora do humor, sendo usada em quadros psicóticos como esquizofrenia, transtornos esquizo-afetivo, transtorno delirante e quadros de humor como o transtorno bipolar.
Também pode ser usada para aumentar o efeito de antidepressivos, em alguns casos de depressão resistente.
Outros usos aprovados são na irritabilidade em crianças autistas, na síndrome de múltiplos tiques em crianças e adolescentes. Segundo Dr. Ivan Mario Braun (Psiquiatra SP).