Cálculo Renal Sintomas e Tratamentos e Solução

Só quem já enfrentou os sintomas do cálculo renal sabe dizer o desconforto que eles podem causar. Também chamado de pedra nos rins, o cálculo renal afeta o sistema urinário.

O problema é provocado por pequenas pedras ou cálculos que se formam em qualquer lugar desse sistema. Quando elas ficam presas no canal urinário causam dor e até mesmo sangramento.

Mas, por que algumas pessoas desenvolvem cálculo renal? Os rins filtram o sangue por meio da retenção de água e de outros elementos como cálcio, oxalato e ácido úrico e produzem a urina. O acúmulo desses elementos forma os cristais que podem se avolumar, transformando-se em cálculos ou pedras que são expelidos pela urina. E esse processo pode provocar sintomas extremamente dolorosos.

<h2>Tipos de cálculos renais</h2>
A maioria dos cálculos renais são formados por pedras de cálcio. Nesses casos, o cálcio presente no corpo se junta a outros elementos como oxalato ou fosfato. Eles representam 85% de todos os cálculos renais.

Um outro tipo menos comum de cálculo renal é o chamado estruvita ou cálculo infeccioso. Nesses casos, as causas são infecções urinárias.

Existe ainda a estruvita ou cálculo infeccioso, que é o tipo mais grave de cálculo renal, porem é muito mais raro.

Os cálculos podem ficar tão grandes que, posteriormente, são capazes de obstruir a via urinária. O estruvita pode, ainda, causar sérios danos renais.

Do mesmo modo que o infeccioso, o cálculo renal provocado por ácido úrico também é considerado pouco comum.

Ele tem associação com a gota, que é uma classe de artrite que é causada por acumulo de ácido úrico no sangue e causa inflamação nas articulações.

Da mesma forma, esse tipo de cálculo renal também está associado à quimioterapia.

Há, ainda, o cálculo renal denominado cistina, classificado como raro, que ocorre quando há um distúrbio no transporte de aminoácidos nos túbulos renais.
<h2>Principais sintomas cálculo renal</h2>
Durante a formação de um cálculo renal, é bastante comum não haver nenhum tipo de sintoma. Por isso os sintomas só costumam aparecer quando as pedras crescem e se movimentam pelos rins. Sendo assim, durante a eliminação das pedrinhas na urina, pela uretra, os sintomas se tornam extremamente dolorosos.

Se você suspeitar que está com cálculo renal, observe os seguintes sintomas:
<ul>
 	<li>Dor nos rins, que pode variar de intensidade;</li>
 	<li>Dor na parte inferior da lombar que pode migrar para a região abaixo dos rins, virilha e entre as coxas;</li>
 	<li>Urina turva, com sangue ou com mau cheiro;</li>
 	<li>Vontade de urinar mais do que o normal;</li>
 	<li>Indigestão, náuseas e vômitos;</li>
 	<li>Febre e calafrios quando o problema se agrava.</li>
</ul>
<h2>Diagnóstico do cálculo renal</h2>
Quando todos os sintomas indicam que o quadro é de cálculo renal, geralmente, o primeiro exame laboratorial solicitado pelo médico é o de urina. Por meio dele é possível analisar a acidez e a presença de cristais ou infecção.

A partir da confirmação da presença do cálculo renal, é preciso investigar o tipo e o local onde ele está estacionado. Para isso, o médico pode solicitar raio-x e ultrassonografia.

Quando o cálculo renal é do tipo ácido úrico, ele costuma ser constituído por uma massa transparente e, por isso, não aparece nesse exame. Para detectá-los é necessário fazer uma tomografia helicoidal.
<h2>Tratamento do cálculo renal</h2>
Os sintomas do cálculo renal podem ser tratados em casa.

Existe um mito de que deve-se consumir mais água enquanto estiver com crise de cálculo renal, porem líquidos em demasia irão gerar maior pressão da urina no rim e com isso aumentar a dor.

Existem vários medicamentos que são indicados para reduzir a dor como : analgésicos, anti-inflamatórios e antiespasmódicos. É recomendado ainda o repouso para a melhor recuperação do seu organismo.

Como eliminar as pedras nos rins

As formas mais comuns de eliminar os cálculos renais são a litotripsia (dissolução das pedras por ondas de choque), a cirurgia percutânea e a ureteroscopia.

Dessa forma, ocorre a fragmentação do cálculo renal, fazendo com que sua eliminação pela urina seja mais fácil.
<h2>Cirurgia de pedra nos rins</h2>
As cirurgias de pedras nos rins são indicadas nos casos em que os cálculos têm mais de 6 milímetros. No entanto, a recomendação do procedimento cirúrgico é feita quando todos as outras tentativas para expelir a pedra não deram certo ou quando o cálculo é muito grande.
<h3>Tipos de cirurgia</h3>
<h4>Cirurgia a laser</h4>
Em alguns casos, quando o cálculo renal é muito grande, os pacientes podem optar pela cirurgia a laser como a ureteroscopia.

Ela é uma solução para acabar com as pedras de 15 mm ou menos.

Nesse procedimento, é inserido um tubo da uretra até o rim com o objetivo de localizar a pedra.

Após localizar a pedra, é usado um laser para quebrar os cálculos em pedaços que poderão ser eliminados na urina.
<h4>Cirurgia com ondas de choque</h4>
Também chamada de nefrolitotripsia extracorpórea, essa cirurgia é usada para casos em que o cálculo mede de 6 a 15 milímetros.

O procedimento é feito com um aparelho que produz ondas de choque que irão quebrar a pedra para que ela seja eliminada com a urina.
<h4>Cirurgia com vídeo</h4>
A cirurgia por vídeo é chamada de Nefrolitotripsia percutâna.

Ela é usada sempre nos casos em que as pedras têm mais de 15 milímetros. Nesse procedimento é feito um corte na região lombar por onde é inserida uma agulha até o rim para permitir a entrada de um aparelho chamado nefroscópio, que remove o cálculo.
<h3>Riscos da cirurgia para pedra nos rins</h3>
<ol>
 	<li>Lesão no rim e infecções;</li>
 	<li>Cólicas renais;</li>
 	<li>Sangramento na urina;</li>
 	<li>Febre;</li>
 	<li>Dor intensa;</li>
 	<li>Dificuldade para urinar.</li>
</ol>
<h2>Cálculo renal: como prevenir</h2>
<ol>
 	<li>Beba água ao longo do dia, isso ajuda também na hidratação de todo o seu corpo. É recomendado entre 2 e 3 litros por dia. Essa medida é essencial.</li>
 	<li>Evite o excesso de alimentos que contenham proteínas e cálcio, isso evita especialmente cálculos formados por muito ácido úrico e cálcio;</li>
 	<li>Caso sinta dores mais intensas nas costas ou abdômen consulte um médico para verificação, observe também se há vestígios de sangue na urina.</li>
</ol>
<h2>Dor nos rins</h2>
A dor nos rins é caracterizada por um desconforto na região lombar e pode ser confundida com problemas de coluna. No entanto, a dor nos rins costuma ser provocada por vários tipos de problemas:
<ul>
 	<li>Cálculo renal;</li>
 	<li>Infecção dos rins (pielonefrite);</li>
 	<li>Doença policística renal;</li>
 	<li>Hidronefrose (obstrução da passagem de urina, resultando em dilatação dos rins);</li>
 	<li>Trombose da veia renal;</li>
 	<li>Isquemia renal;</li>
 	<li>Câncer renal;</li>
 	<li>Trauma nos rins.</li>
</ul>
Os casos mais comuns de dor nos rins são provocados por cálculo renal, infecção renal e doença policística renal. Para cada tipo de problema a dor se manifesta de uma forma. Distinguir o tipo de dor pode dar a pista para o médico identificar a doença.

A dor nos rins provocada pelo cálculo renal, chamada de cólica renal, é conhecida por ser uma das piores dores que o ser humano possa sentir. Ela se manifesta na região lombar e vai piorando com o passar do tempo. É um tipo de dor que pode irradiar.

A infecção de rins causa, além da dor, outros sintomas como febre, calafrios e vômitos. O movimento da coluna, como sentar, andar, levantar, não interfere na dor.

Entretanto, se o rim do paciente for muito grande, ele ainda pode sobrecarregar os músculos da lombar, causando lombalgia.

<a title="PÓ DISSOLVENTE C / 24 SACHÊS PARA CÁLCULO RENAL" href="https://farmaciauniversal.com.br/produto/po-dissolvente/"><strong><span style="vertical-align: inherit"><span style="vertical-align: inherit">A Farmácia Universal trabalha com um produto especifico para o combate do calculo renal, o Pó Dissolvente, entre em contato pelo telefone (31) 3421-3489, pelo Whatsapp (31) 9 8808-0821 ou pelo email: [email protected] ou CLIQUE AQUI para saber mais.</span></span></strong></a>

Para comprar o Pó Dissolvente para cálculo renal, CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO