Colageno

Introdução

O colágeno é uma proteína que pode ser encontrada na pele, tecidos e ossos e é responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele. Além disso, também é muito importante para manter a integridade dos músculos,
dos ligamentos, dos tendões e das articulações.

O colágeno também pode ser encontrado em alimentos como carne e gelatina ou suplementos alimentares em cápsulas ou sachês. Na indústria cosmética, o colágeno pode ser também utilizado em cremes hidratantes para atenuar o envelhecimento da pele.

Os suplementos de colágeno podem ser tomados em duas formas diferentes, na forma de colágeno tipo 1 e colágeno tipo 2.

Ambos os tipos têm diferentes formas e doses de ser tomados e diferentes finalidades, sendo, por isso,
considerados suplementos diferentes.

Para que serve o colágeno tipo 1

O colágeno tipo 1, ou colágeno hidrolisado, é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, como bois e frangos, resultando da quebra de moléculas de proteína em partículas menores. Este tipo de colágeno,
devido às suas dimensões, é melhor absorvido no intestino e é usado para:

Melhorar a firmeza da pele;
Fortalecer as articulações;
Fortalecer as unhas e o cabelo;
Melhorar o tratamento da osteoporose;
Melhorar a pressão arterial;
Prevenir úlceras gástricas.

A dose recomendada é de cerca de 10 g por dia, e deve ser tomado com as refeições, idealmente associado à  vitamina C, já que esta vitamina potencializa os efeitos do colágeno no organismo.

Assim, é aconselhado tomar o colágeno juntamente com uma fonte de vitamina C, como suco de limão ou laranja por exemplo, de forma a melhorar a sua eficácia. Alguns suplementos de colágeno já incluem vitamina C na sua constituição, como por exemplo o colágeno hidrolisado da Sanavita ou Cartigen C.

Pode-se também fazer uma alimentação rica em colágeno, ingerindo alimentos como carnes vermelhas, brancas ou gelatina, por exemplo.

Qual é a composição do colágeno tipo 2?

Esse tipo de colágeno é considerado o responsável por 50% da nossa proteína cartilaginosa.

Ele é formado por pequenos peptídeos em grandes volumes, que são compostos de glicina e prolina, dois aminoácidos importantes para a estrutura dessa molécula.

Além disso, esse mesmo colágeno conta com ácido hialurônico, antioxidantes e condroitina (responsável pela formação do tecido conjuntivo de cartilagens, ligamentos e tendões) em sua composição.

Para que ele serve?

A principal função de um colágeno tipo 2 é sua capacidade de agir diretamente na prevenção e tratamento de doenças que atingem o nosso sistema ósseo e articular, como as artroses e artrites.

O colágeno, de maneira geral, é responsável por garantir a saúde dos ossos, ligamentos e articulações como um todo e por toda a vida, mas o tipo 2 atua diretamente no tratamento de condições específicas.

Por conta de seu poder anti-inflamatório, antioxidante e de recuperação, esse tipo de colágeno é muito indicado para pacientes que sofrem com doenças crônicas como a artrite reumatoide ou a osteoartrite, como também pode ser indicado para praticantes de atividades físicas e atletas no controle das dores e desconfortos após o treino.

A melhora da flexibilidade também pode ser um objetivo buscado com o uso desse tipo de colágeno.

Quais são os benefícios do colágeno tipo 2?

O colágeno tipo 2 ainda é um objeto de muitos estudos desenvolvidos pela ciência da nutrição e medicina.

Por isso, muitas descobertas sobre a substância podem surgir após a publicação desse artigo. O que se sabe até hoje é que:

*O colágeno tipo 2 melhora os quadros de inflamação e artrite;
*Atua na recuperação da saúde articular de indivíduos;
*Recupera estruturas de cartilagem articular;
*Melhora a mobilidade e flexibilidade de indivíduos;
*Atua em lesões que são resultado de atividades esportivas;
*Lubrifica as cartilagens e articulações;
*Alivia a dor em várias estruturas musculares e articulares do corpo.

Conheça també nossos Colágenos Hidrolizado e Colágeno tipo II  (UCII  B2COOL)

2 thoughts on “Colageno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *