Como tratar umbigo inflamado?

umbigo bebe

Acompanhe este artigo e veja como tratar um umbigo inflamado da forma adequada.

O umbigo inflamado é um problema que aparece em recém-nascidos e também adultos. Quer entender por que isto acontece?

Em geral, o granuloma umbilical, um problema de cicatrização, é o que causa o umbigo inflamado no recém-nascido.

Mas, pode ser confundido com outras doenças como hérnias e infecções mais graves. Já nos adultos, é o acúmulo de bactérias pode causar umbigo inflamado.

Entenda cada caso e como tratar. Saiba também se Nitrato de prata é uma boa solução? E para que serve?

Causas do umbigo inflamado

A inflamação no umbigo pode ter várias causas. Antes de saber como tratar umbigo inflamado, é preciso entender o que está acontecendo.

Notar se existe vermelhidão ou saída de secreções é importante.

Granuloma umbilical

O granuloma umbilical é um ferimento saliente no umbigo do recém-nascido que é bem comum.

Normalmente, é diagnosticado após a queda do coto umbilical, que é a parte do cordão que é cortado após o parto e permanece no bebê.

Isto acontece com uma semana de vida ou até três ou quatro semanas.

A queda do coto umbilical ocorre de forma espontânea e não deve ser forçada em nenhuma hipótese.

Após o corte do cordão umbilical, naturalmente o local começa a desidratar até que fica bem seco, escuro e duro.

É quando se desprende do umbigo. O granuloma umbilical fica evidente após este evento.

Descrito como um defeito de cicatrização, o granuloma umbilical é a causa mais comum do atraso da cicatrização do umbigo no bebê.

É um caroço rosado e carnoso que nasce, é um tecido fibroso que sai do fundo da cicatriz umbilical.

Pode ter coloração vermelha viva ou ser mais esbranquiçado e sai bem do fundo do umbigo. O tamanho do granuloma pode variar.

Outra característica bem comum do granuloma umbilical é que o umbigo está sempre úmido. Costuma ser a grande queixa das mães e pais.

Isto porque a ferida solta secreção aguada ou com sangue, que pode infectar.

Em geral, este problema de umbigo inflamado merece atenção para não infeccionar, mas se soluciona de forma simples, somente com o tempo de recuperação.

Hérnia umbilical

Outro problema de umbigo inflamado no recém-nascido e bebês, a hérnia umbilical também acontece com certa frequência.

A hérnia umbilical é um inchaço no umbigo, mas atenção, pois existem outros tipos de hérnias mais preocupantes.

No entanto, a hérnia no umbigo do bebé costuma aparecer e desaparecer sozinha após o passar do tempo.

Outras causas de umbigo inflamado

O umbigo com odor forte ou saindo secreção, com sinais claros de que está inflamado, pode ser ocasionado por outros motivos.

Adultos também podem se deparar com umbigo inflamado. Além do piercing no umbigo, que pode inflamar, existem outras causas de problemas no local.

Muitas vezes, quando o buraco do umbigo é mais fundo, a limpeza é dificultada. O acúmulo de sujeira com germes e bactérias pode gerar um umbigo inflamado.

Sem dúvidas, quem tem o umbigo mais fundo e fechado vai ter mais acúmulo de sujeira. Além de vermelhidão, pode provocar dor e até sair secreções.

Como tratar umbigo inflamado?

O umbigo inflamado, muitas vezes, é tratado apenas com limpeza do local. Os médicos indicam lavar com água e sabão, talvez com ajuda de um cotonete e às vezes álcool 70º.

O álcool 70º é encontrado em farmácias e é seguro para matar microrganismos. Nesse caso ele é usado para tratar o umbigo inflamado por granuloma, pois seca o local.

Em bebês, é indicado que proteja o umbigo em cicatrização com a fralda, mas não aperte muito o local.

Não deixe o elástico da fralda em cima do local para evitar excesso de pressão. Sempre que os pais ou responsáveis notarem que o umbigo está inflamado devem procurar o pediatra.

O umbigo inflamado merece atenção quando está saindo secreção, com mau cheiro, vermelhidão no local e dor.

Se o bebê mamar menos e tiver febre são indícios ainda maiores de que não está bem de saúde.

Portanto, não deixe de procurar seu médico para entender qual é o tratamento adequado.

O granuloma umbilical às vezes é curado sozinho, mas em geral, precisa da aplicação de medicamentos.

Em casos raros, pode ser necessário cirurgias para tratar o umbigo inflamado.

Em alguns casos de umbigo inflamado, sendo principalmente o granuloma umbilical, a aplicação de nitrato de prata é indicada.

E vale dizer que deve ser aplicado por um profissional de saúde.

Entenda o que é o nitrato de prata e para que serve, por que é utilizado para tratar umbigo inflamado? Veja!

Nitrato de prata: para que serve? onde comprar?

O nitrato de prata é usado como cicatrizante em vários problemas e seu uso é consagrado, já que é amplamente usado na comunidade médica.

O colírio de nitrato de prata também é usado em bebês, pingando no olho dos recém-nascidos.

É fácil comprar nitrato de prata, já que pomadas e nitrato de prata em bastão ou soluções podem ser encontrados na farmácia.

Quer saber para que serve nitrato de prata, além de ser uma das principais formas de como tratar umbigo inflamado?

O nitrato de prata também é indicado para cauterizar verrugas e outras lesões e tumores na pele. No entanto, muita atenção com este produto.

A substância pode causar graves queimaduras e não tem o intuito de ser uma solução para limpar a pele.

Por este motivo, o nitrato de prata deve ser aplicado apenas por recomendação médica.

O profissional irá orientar e usar outros produtos como óleo ou vaselina para proteger a pele ao redor da lesão.

Nitrato de prata bastão ou nitrato de prata pomada

O nitrato de prata em bastão é o mais usado para tratar umbigo inflamado do recém-nascido. Por ser fácil de aplicar no local, o bastão é o mais indicado.

No entanto, na falta do bastão, a solução de nitrato de prata também pode ser utilizada.

Já o nitrato de prata em pomada é mais usado para outras infecções na pele. É usado como pomada cicatrizante e costuma ser encontrado associado com outras substâncias para tratar certas inflamações.

Caso o umbigo inflamado da criança não melhorar, é preciso retornar ao médico. Principalmente quando a região está inchada, avermelhada e quente.

Existindo ou não sinais de infecção como febre é preciso diagnosticar se não é o caso de onfalite.

A onfalite é uma infecção no umbigo que pode ser mais grave e até causar mortes.

Em geral, com a melhora dos cuidados e produtos de assepsia raramente ocorre nos dias de hoje.

Porém, em países e regiões muito pobres ainda pode ocorrer resultando em morte. Já foi uma das principais causas de morte em recém-nascidos, por isso, não deve ser descartado.

Se for detectado que o umbigo inflamado é onfalite será preciso fazer o tratamento hospitalar. Em geral, o umbigo inflamado não é grave, mas é preciso manter a atenção.

Você já passou isso com seu bebê? Como foi a resolução? Deixe seu comentário.