Diabetes: O que é, Tipos, Remédios e Soluções

DIETA PREFIRA FRUTAS A DOCES

O diabetes é uma doença que tem atingido cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Ela está intimamente relacionada aos hábitos alimentares e também à genética. Para tratar a diabetes existem uma série de remédios indicados por médicos. A indicação varia a depender da gravidade do quadro, do próprio médico e do paciente. Nesse artigo você vai saber mais sobre a diabetes e sobre os melhores remédios para tratá-la. Confira!

O que é a diabetes

O diabetes é uma doença crônica que causa uma deficiência de insulina no corpo humano. Ou seja, o pâncreas produz de forma ineficiente ou então o corpo se mostra incapaz de utilizá-la para outras funções corporais.

teste de glicemia diabetes
Teste de glicemia

Essa insulina é de extrema importância para o bom funcionamento do corpo, uma vez que regula a glicose no sangue. Além disso, ela também é importante para dar a devida energia que o metabolismo do corpo precisa para se manter vivo.

Por esse motivo, sua boa produção e funcionamento são tão importantes. Caso haja disfunções pode haver consequências como problemas no coração, artérias, olhos, rins e também nos nervos. É importante salientar também que a diabetes se não tratada e em casos graves pode levar a morte, por isso os remédios são tão importantes.

complicações da diabetes

Tipos de diabetes e sintomas

Muitas pessoas acreditam que o diabetes é uma doença possui dois tipos, porém isso é um erro. De forma mais completa, essa doença pode ocorrer de diversos tipos diferentes. Entretanto, os mais comuns são o Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.

Diabetes Tipo 1

Apesar das causas e prevenções serem desconhecidas, sabe-se que o Diabetes Tipo 1 é uma doença crônica hereditária. Ou seja, é importante estar atento caso haja casos na família.

Esse tipo desperta, normalmente, na adolescência ou até mesmo na infância e ocorre pelo excesso de glicose no sangue. Por esse motivo, é preciso que exames sejam feitos regularmente para que a glicose seja controlada e também que seja aplicada insulina diariamente. Dessa forma, juntamente com boa alimentação, atividades físicas e o remédio correto, ela pode ser controlada.

Diabetes Tipo 2

Já o Diabetes Tipo 2 ocorre quando há um quadro de sobrepeso, sedentarismo e também hábitos alimentares inadequados. Apesar de também ser causado por um excesso de glicose no sangue, ele ocorre pelo mau aproveitamento da insulina no corpo e não pode ser passado de geração em geração.

Esse tipo de diabetes é o que mais se manifesta nos brasileiros jovens e adultos. Sua prevenção pode se dar de diferentes formas, a depender da gravidade. Por muitas vezes, apenas uma reeducação alimentar ou a prática de exercícios diários são o suficiente. Entretanto, quando os quadros avançam, é necessário o uso de insulina e também de outros medicamentos para o controle correto da glicose no sangue.

sintomas da diabetes
Veja aqui os principais sintomas da diabetes.

Remédios e soluções

Hoje no mercado existem diferentes remédios e soluções para o controle da diabetes. Confira aqui alguns deles:

Aglitil

O Aglitil é um medicamento que tem como foco ajudar no controle do nível de açúcar no sangue. Ele é prescrito para pacientes com diabetes Mellitus. A ação desse medicamento acontece potencializando a capacidade do organismo de fazer uso da insulina produzida. Não se trata de um medicamento que auxilia na produção da insulina em si, por isso não tem efeitos quando usado em pacientes com Diabetes Tipo 1.

Em casos em que o paciente não pode utilizar a metformina e outros medicamentos, o Aglitil é bastante recomendado. Caso outros medicamentos tenham falhado, também é interessante testar a ação do Aglitil. Todas essas estratégias de tratamento devem ser devidamente prescritas por um médico.

O uso do Aglitil é completamente contraindicado para pacientes que já tiveram algum quadro de insuficiência cardíaca, ainda que o quadro tenha sido há anos.

Pessoas com hipersensibilidade a algum dos componentes do medicamento também não devem utilizá-lo como forma de tratamento.

A dose inicial indicada está entre 10 mg e 30 mg. O médico decidirá a dose ideal com base no quadro atual do paciente bem como suas particularidades.

Metformina

Atualmente a Metformina é um dos fármacos mais utilizados por quem precisa fazer o controle correto do índice de glicose no sangue. A atuação desse medicamento acontece auxiliando no funcionamento de hormônios como a insulina.

Por ser um medicamento que atua diretamente na insulina, ele só pode ser usado para tratamento da Diabetes Tipo 2. Isso porque sua atuação acontece em insulina já existente.

A dose inicial desse medicamento é de 500 mg por dia podendo ser aumentada para até 2500 mg a depender da prescrição médica.

A maior contraindicação desse medicamento diz respeito a pacientes com insuficiência renal. Além disso, pacientes que possuem qualquer tipo de complicação hepática também devem evitar o uso.

Para grávidas e lactantes o uso da metformina não apresenta riscos, com exceção de contraindicação médica.

Solução para a diabetes: Bitter Melon

O Bitter Melon, também conhecido no Brasil como Melão amargo é certamente a melhor solução no tratamento da Diabetes, atualmente.

Trata-se de uma planta que tem poder de estimular o corpo a liberar a insulina do pâncreas e de forma a diminuir os efeitos da glicose. Além disso, a própria formação de glicose é bloqueada na corrente sanguínea pelo Bitter Melon.

Nesse fruto existem 3 princípios ativos responsáveis por essa ação contra a diabetes. São as saponinas esteroidais, a chantina, a insulina e alcalóides. São excelentes princípios ativos para auxiliar no combate a diabete mellitus.

É possível encontrar a Bitter Melon em cápsulas de 500mg. A dosagem recomendada é de 2 cápsulas diárias.

No caso de pessoas que possuem quadro de hipoglicemia, baixa taxa de açúcar o uso não deve ser feito. O mesmo para gestantes e lactantes.

A diabetes é uma doença realmente perigosa e que precisa ser devidamente tratada. Se você está combatendo algum dos tipos de diabetes, certamente o uso desses medicamentos pode auxiliar.

Para comprar Bitter Melon 500mg com 60 cápsulas clique no botão abaixo