Nossa História

A Farmácia Universal teve seu início quando Trajano Procópio de Alvarenga Monteiro formou-se 1889 na Escola de Farmácia de Ouro Preto. Único filho de 12 irmãos a formar em um curso superior.

Trajano Procópio, fundador da Farmácia Universal

Instalou a Farmácia Trajano, em Santa Maria de Itabira, na época distrito de Itabira do Mato Dentro, onde prestava diversos serviços muito além de farmacêutico, como médico, fazendeiro e mediador de conflitos etc… Junto a parentes e amigos instalou o primeiro grupo escolar estadual.


Servindo sempre com um trabalho criterioso à comunidade de Santa Maria de Itabira, ali permaneceu até o ano de 1923, quando mudou-se com a família para Itabira onde iria realizar mais um sonho que tinha em mente: a de educador.

Fundou então o “Ginásio Sul Americano”, atualmente hoje Colégio Estadual, que foi de grande valia numa época em que havia escassez de educandários, único colégio de ensino médio, misto, da região. Cabe lembrar que Carlos Drummond de Andrade foi professor de Geografia no colégio.

Professores do Colégio Sul Americano

Como vereador, eleito Presidente da Câmara prefeito, de 1927 a 1929 em Itabira. Foi um homem público do mais alto quilate, lutador ferrenho pela educação. Fundou o tiro de guerra, serviço militar que existia somente em localidades muito distantes.

Criou várias escolas, construiu estradas e promoveu o encontro de prefeitos da região. Mudou-se com toda sua família para Belo Horizonte, em 1933, para que seus doze filhos pudessem fazer curso superior.

Fundou a Farmácia Universal na rua Itajubá, 523, onde é o shopping center da Floresta atualmente.

Fachada da Farmácia Universal em 1933, onde hoje é o Shopping Floresta

Logo após o falecimento de Trajano Procópio, em 1941, seus filhos assumem a direção da farmácia. Os mais velhos trabalhavam na farmácia para que os cinco mais novos estudassem. Foi um período de muito desafio, já que a maioria das vendas eram anotadas, ou seja, venda fiada, com muita inadimplência.


Em 1949, Spencer Procópio de Alvarenga Monteiro, formou-se em farmácia pela UFMG, assumindo o gerenciamento da Farmácia, até fevereiro de 2019, quando faleceu em 05 de abril de 2019.

Foto de formatura de Spencer Procópio em 1949

Logo após a sua formatura, Spencer foi professor de Química Farmacêutica, onde exerceu a função por dois anos. Foi sócio fundador do Clube do Topázio em 1964, a casa de campo do Farmacêutico, onde permaneceu na diretoria durante 25 anos.

Foi presidente da Associação Mineira de Farmacêuticos em 1966, ajudando a realizar o 1ºcongresso de Farmácia de Minas Gerais que aconteceu no auditório da Federação do Comércio. Fez parte do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos mais de 30 anos.


Atualmente, a Farmácia Universal está sob a gerência dos netos do fundador, Fábio, administrador e a Farmacêutica Luciana Procópio Vilela Alvarenga, formada 1994 na UFMG com ênfase em indústria.

Luciana e Fábio tem descendência paterna e materna de farmacêuticos. Seu avô materno, Clyde Alves Vilela, formado em Ouro Preto em 1925, era responsável pela Farmácia Vilela, na cidade de Nepomuceno, sul de Minas.

Luciana Procópio e seu pai Spencer Procópio

Luciana sempre participou de DAs, congressos e simpósios. Fez parte da Anfarmag em 2003 como tesoureira e representante da Junta de Julgamentos da Vigilância Sanitária. É especialista em Farmácia de Manipulação pela Anfarmag.

Tem pós graduação em farmacologia pela UFLA e pela Associação Mineira de Farmacêuticos. É especialista em Homeopatia pela Associação Mineira de Farmacêuticos Homeopatas.


Sempre acompanhando a mudanças ao longo de décadas, a Farmácia Universal conta com um amplo laboratório de manipulação, onde são feitos cápsulas , cremes , loções, géis etc.. Possui laboratório de hormônios, antibióticos. Totalmente adaptados a legislação vigente e as tendências de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *