O que é Melasma: Tratamento, Cura e Medicamentos

mulher-com-melasma

O aparecimento de manchas escuras na pele do rosto e outros lugares tem o nome de melasma. Quer entender melhor o que é melasma e o que causa? Por que é comum aparecer melasma na gravidez? Entenda tudo a seguir! 

Este artigo traz informações sobre a doença, explicando como tratar o melasma. Tem cura? Quais são os medicamentos e tratamentos estéticos disponíveis para clarear essas manchas? Como prevenir o melasma? Confira!

O que é melasma?

O melasma é caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras no rosto. É uma doença que causa impactos negativos porque afeta a autoestima e o emocional da pessoa.

Por aparecer em áreas do corpo que costumam ser muito expostas como rosto ou braço pode gerar certo desconforto para a pessoa.

Além disso, para pessoas muito ligadas a questão estética pode gerar muito nervosismo e stress ao ter de conviver com as manchas no dia a dia.

É um problema bem mais comum no rosto do que em outras partes do corpo e podem ser bem grandes.

Costumam aparecer também na testa, nariz, maçãs do rosto (bochechas) e queixo.

O que é melasma

Melasma ocorre em homens?

As mulheres são as principais afetadas. Mas, embora seja raro, o melasma surge em homens também.

Existe uma relação com o hormônio feminino, além da exposição solar.

Isto porque é comum aparecer melasma na gravidez ou quando a mulher toma anticoncepcional.

Contudo, vale dizer que nem todas as mulheres grávidas ou que tomam pílula vão ter melasma.

Alguns organismos têm maior predisposição à doença.

As manchas aparecem por acúmulo de melanina que é o pigmento que dá cor à pele e também traz proteção.

Normalmente, quando ocorre exposição ao sol, o corpo produz mais melanina como forma de defesa aos raios solares. É por isso que ficamos bronzeados.

Um defeito nos melanócitos (nome das células que fazem melanina) é que eles causam uma produção aumentada.

Então, as manchas escuras aparecem. Pessoas que tem a pele naturalmente mais escura são mais susceptíveis ao melasma.

Exemplos são os afro descendentes, hispânicos, árabes, indianos, entre outros.

Os tipos de melasma também podem ser classificados como: epidérmico, dérmico ou misto.

Isto diz respeito à qual camada da pele, derme ou epiderme, ocorre o acúmulo de melanina.

Se ocorre tanto na epiderme, que é a camada mais superficial, quanto na derme, é melasma misto.

Locais onde pode ocorrer o melasma

Outras formas de classificar o melasma é a área da pele manchada. Os nomes que as manchas podem receber são:

  • Melasma centro facial: na testa, bochechas, entre nariz e lábios.
  • Melasma malar: as manchas são centralizadas no nariz e bochecha – maçã do rosto.
  • Extra facial: quando as manchas não são no rosto – braço é a região mais acometida.

Em um estudo científico realizado no Brasil com 302 mulheres com melasma mostrou um pouco sobre as regiões que as manchas costumam aparecer. A região mais afetada é a área das maçãs do rosto afetando 84% das mulheres com melasma.

Melasma coça?

Em geral, não existem muitos sintomas do melasma, sendo considerada uma doença assintomática.

Contudo, raramente algumas pessoas sentem as manchas de melasma coçar. Ressecamento e vermelhidão na parte mais escura também podem acontecer.

Qual a causa do melasma?

mulher com manchas no rosto

A causa do melasma ainda não é completamente definida. No entanto, os especialistas de saúde sabem que esta doença está relacionada com fatores hormonais.

A exposição ao sol também tem relação com o aparecimento das manchas escuras. Tomar sol é um fator que desencadeia o melasma.

Não apenas os raios ultravioletas do sol, mas qualquer luz visível pode aumentar as chances de melasma.

Sendo assim em proporções bem menores, até a luz da sala ou do escritório são prejudiciais, além da luz emitida pelo celular e pelo computador.

Como tratar melasma?

Quer entender como tratar melasma? Então conheça quais são os tratamentos mais usados para acabar com estas manchas incômodas no rosto e outras partes do corpo.

Vale lembrar que para escolher o tratamento de melasma mais indicado é recomendado buscar ajuda de um médico especializado em dermatologia.

Ácido Tranexâmico para melasma

O tratamento com ácido tranexâmico para melasma é feito por meio de medicamentos via oral ou por cremes contendo a substância. O ácido tranexâmico age impedindo a síntese de melanina. Assim, as manchas não são formadas.

Sua ação é diferenciada de outros medicamentos e cremes clareadores.

Todos atuam inibindo alguma fase da produção de melanina.

O diferencial é que o ácido tranexâmico impede justamente que o pigmento seja produzido como resposta à agressão como exposição ao sol forte. Sendo assim, é mais eficaz para o melasma. 

Tratamento de melasma com Bepantol

remedio contra melasma

Bepantol é um produto à base de dexpantenol, também chamado de pró-vitamina B5, pois é derivado do ácido pantotênico. É amplamente usado para cuidar da pele e também dos cabelos.

Pode ser usado no tratamento de melasma, assim como em outras manchas na pele. Sozinho pode não dar conta do recado. De qualquer forma é uma ótima prática para manter a pele hidratada e regenerada, melhorando o seu aspecto.

O uso mais comum é fazer uma máscara com bepantol creme e Hipogloss, outra famosa pomada.

O Bepantol agora também é encontrado na forma de solução. Assim, pode ser usado para ajudar a limpar a pele todos os dias.

Microagulhamento

Outro tratamento estético para melasma é o microagulhamento. A técnica usa agulhas super pequeninas para perfurar as camadas de pele e melhorar a vascularização.

Como melhora a circulação da região, as células produtoras de melanina, os melanócitos, também ajustam sua ação.

O microagulhamento diminui as manchas de forma gradual.

Peeling

O peeling é um dos tratamentos para clareamento de pele mais usados para tratar manchas na pele. Normalmente, o peeling químico é feito por meio de um ácido que causa regeneração da pele.

Além de causar despigmentação das manchas escuras, o peeling ajuda a melhorar aspectos essenciais para ter uma pele saudável.

Torna a pele mais hidratada e equilibra a oleosidade. Existe uma novidade na medicina quando o assunto é peeling para melasma.

O peeling de cisteamina destaca-se como uma alternativa mais interessante por ser composto de um antioxidante encontrado no próprio corpo.

De acordo com pesquisas prévias, este tipo de peeling é capaz de reduzir em até 77% a pigmentação das manchas. Sendo assim, mostra-se uma possibilidade para tratar melasma persistente.

Melasma tem cura?

Na gravidez ou mulheres que tomam anticoncepcional pode ter a cura de forma espontânea.

Normalmente, costuma desaparecer aos poucos, após o parto ou interrupção no uso de contraceptivos à base de hormônio.

No entanto, ter cuidado com a pele acelera o processo de recuperação da mesma.

Além disso, é preciso prevenir-se para evitar que novas manchas apareçam. A prevenção é o melhor remédio para o melasma. Quer entender melhor o que você pode fazer para cuidar da pele e prevenir manchas? Confira abaixo!

Como prevenir o melasma?

A melhor forma de prevenção do melasma é o uso do protetor solar diariamente. É necessário usar todos os dias, após cuidar da pele pela manhã e reaplicar.

Quando vai à praia ou atividade aberta é preciso atentar-se ainda mais. Lembrando que precisa passar todos os dias, mesmo que vá ficar o tempo todo dentro de ambiente fechado ou estiver bem nublado. 

Além disso, o dermatologista pode receitar outros medicamentos e produtos para usar na pele a fim de prevenir o aparecimento de novas manchas.

Acompanhamento médico

Por este motivo, é importante manter o acompanhamento com seu médico. Para prevenir o melasma na gravidez é válido os mesmos cuidados, sendo que o profissional irá te orientar sobre o que pode usar.

Uma dica para quem tem melasma e usa bastante protetor solar é não descuidar dos níveis de vitamina D.

O nutriente essencial é produzido apenas quando tomamos sol sem usar protetor. Portanto, você que cuida da sua pele e passa protetor diariamente pode precisar de reposição por suplemento em gotas de vitamina D. Veja com seu médico ou nutricionista.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre melasma? Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário no nosso blog. Conhece alguém que gostaria de ler este conteúdo? Então compartilhe este artigo com quem possa interessar.

PRODUTOS DE MERCADO

Um produto muito usado para o clareamento da pele é o OLI OLA, ele atua como peeling em cápsulas. Para saber mais ou adquirir Oli Ola é só clicar no botão abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *