
O que é serotonina?
Assim como a endorfina e a dopamina, a serotonina é considerada um hormônio da felicidade e do prazer tem como função a condução de impulsos nervosos de um neurônio a outro.
É produzida por meio de aminoácidos, como o triptofano, encontrados em alguns alimentos, tais como nozes, queijo e carne vermelha, e se localiza principalmente no sistema digestivo, embora também esteja nas plaquetas do sangue e em todo o sistema nervoso central
Ela é um neurotransmissor que atua no cérebro e em outros sistemas do corpo e proporciona a sensação de bem-estar, porém seu desregulamento pode gerar transtornos de humor, como ansiedade e depressão. Para que seja produzida de maneira adequada, é importante manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e tomar banhos de sol com regularidade.
O que ela faz?
Auxilia a coagulação sanguínea
A serotonina tende a levar ao processo de vasoconstrição, o que facilita a coagulação sanguínea.
Auxilia os movimentos intestinais
Como se encontra em grande concentração no sistema digestivo, tem função primordial no auxílio da movimentação gastrointestinal.
Bem-estar dos ossos
Níveis excessivamente altos de serotonina podem estar associados a quadros de osteoporose, doença que torna os ossos fracos e quebradiços. Quando em níveis saudáveis, o bem-estar do esqueleto é mantido.
Efeito cicatrizante
As plaquetas do sangue liberam serotonina para ajudar a cicatrizar feridas, já que a substância faz com que os minúsculos vasos sanguíneos se estreitem e auxiliem a coagulação.
Previne náuseas
Com o intuito de auxiliar a eliminação de substâncias tóxicas do intestino, o organismo produz mais serotonina e estimula o cérebro a controlar a sensação de náusea.
Regula o humor
A serotonina aumenta a felicidade e melhora o humor. Quando seus níveis estão baixos, o indivíduo pode desenvolver transtornos de ansiedade e depressão.
Regula o sono
Este hormônio atua nas regiões do cérebro que controlam o sono e a vigília, sendo umas das precursoras da melatonina.
Relaxa
Serotonina ajuda a regular o humor naturalmente, proporcionando mais felicidade, calma e concentração.
Como saber se ela está baixa?
Uma baixa concentração deste hormônio é percebida por meio de diversas alterações, normalmente associadas ao humor. As mudanças trazidas com a serotonina baixa envolvem manifestações semelhantes aos sintomas de depressão, como:
- Ansiedade
- Autoestima baixa
- Compulsão alimentar, especialmente por alimentos doces ou ricos em amido
- Fadiga
- Falta de atenção
- Falta de paciência
- Irritabilidade
- Mau humor
- Problemas de memória
- Sonolência ou insônia
Serotonina e depressão
Depressão, bipolaridade e ansiedade são transtornos que podem estar associados a baixos níveis de serotonina. “Esse neurotransmissor possui receptores no cérebro e sua falta é, na maioria das vezes, responsável por distúrbios de humor”, destaca a farmacêutica Camila Congentino, doutoranda em neurociência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
A especialista também explica que o tratamento para tais condições costuma envolver antidepressivos que inibem a recaptação de serotonina, a deixando disponível por mais tempo.
Seu estabelecimento vende serotonina?
Olá, Ilza, não vendemos.