Teanina: 15 motivos para você tomar esse suplemento natural

Teanina

Theanina 200 Mg

Também conhecida como L-Theanina, L- Theanine, L- Teanina, Theanine e Teanina, Theanina é a revolução dos componentes naturais para ajudar a tratar diversos problemas de saúde.

Conheça agora tudo sobre esse poderoso suplemento e as principais razões que tornam imprescindível seu uso, tanto aleatório, quanto para tratamentos.

Theanina: De onde vem esse suplemento?

theanina

Theanina é um aminoácido encontrado no chá-verde.

Você com certeza já deve ter ouvido falar dos inúmeros benefícios desse chá.

Porém, por estar presente no chá em pouquíssima quantidade, a comercialização de sua forma mais pura, se deve também ao fato de que algumas pessoas são sensíveis aos efeitos da cafeína, presente no chá-verde, que incluem ansiedade e nervosismo.

Além disso, o aminoácido sozinho possui efeito calmante, recomendado justamente para essas pessoas.

Outra justificativa de sua separação do chá verde para consumo, é o efeito ácido da bebida, que causa desconforto estomacal em pessoas com forte gastrite, impossibilitando-as de usufruir dos seus poderosos benefícios.

O que a Theanina faz no nosso organismo?

teanina

Um estudo realizado em 1999 pela Food Science and Technology, revelou que pessoas que tomavam uma quantidade de 200 mg diárias de Theanina tinham a atividade de suas ondas cerebrais alfa aumentada.


A frequência Alfa de nosso cérebro é responsável por um estado de relaxamento, além de aumento de consciência, pensamentos, concentração, criatividade e sentimento de paz.

O aminoácido alcança essa frequência ao atravessar a barreira hemato-encefálica de nosso cérebro produzindo 4 neurotransmissores:

  • Dopamina
  • Gaba
  • Serotonina
  • Norepinefrina

Com a produção dessas diferentes substâncias, inúmeros efeitos benéficos são obtidos com o uso da Theanina. Veja agora alguns deles.

Top 15 Benefícios da Theanina

1. Induz o relaxamento

Como consequência do aumento das ondas cerebrais Alfa, o relaxamento é o principal efeito de Theanina no nosso organismo. Porém o que difere dos outros calmantes, é seu poder de relaxamento sem dar sono.

2. Promove um sono equilibrado

Mesmo sem induzir o sono, tomar o composto antes de ir pra cama é bastante eficaz.

Ao relaxar antes de dormir temos uma noite saudável e tranquila, fazendo com que Theanina seja muito prescrita por profissionais dessa área, por também ser efetiva no combate a insônia.

3. Reduz a ansiedade

Muitas pessoas que sofrem de ansiedade têm dificuldades para dormir e costumam apresentar vários problemas durante o dia. Com a sua ação tranquilizante, Theanina traz como consequência o fim do excesso de preocupação.

4. Diminui o nervosismo

Outro sintoma em que o aminoácido age é no nervosismo. A dopamina que ele produz combate o cortisol, hormônio responsável por nos deixar em estado de fuga e adrenalina.

5. Reduz o stress

Com a alta frequência dos últimos dois sintomas citados acima, o organismo tende a apresentar respostas físicas como formigamento na cabeça, tonturas, fraqueza e cansaço físico e mental. Theanina não só previne como também trata o stress.

6. Diminui a inquietação

Apesar de não ser um sintoma exclusivo de pessoas hiperativas, Theanina promove a calma e também ajuda pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade a terem uma qualidade de vida melhor.

7. Aumenta a concentração e memória cognitiva

Theanina por si só aumenta os níveis de foco e concentração. Mas estudos revelam que a combinação com cafeína em pessoas saudáveis têm também significativas melhoras no aprendizado e agilidade mental. Outra justificativa para a combinação, é o “freio”, que a substância tem sobre a cafeína.

8. Aumenta a motivação

A dopamina produzida através da ingestão de Theanina, aumenta de forma considerável a motivação, sendo também recomendada como auxílio ao tratamento da depressão.

9. Promove o bem-estar

Mesmo produzindo a serotonina em uma quantidade baixa, as sensações de bem-estar e perspectiva positiva também foram mencionadas em diversas pesquisas de teste do suplemento.

10. Estabiliza o humor

O Gaba produzido por Theanina causa hiperpolarização neuronal, ou seja, reduz a hiperexcitabilidade, muitas vezes causada por Transtornos de Humor como a Ciclotimia, Hipomania e Transtorno Afetivo Bipolar.

Nos Estados Unidos, o suplemento é utilizado comumente para o tratamento desses distúrbios, justamente pelos fármacos trazerem enormes efeitos colaterais. Em geral a cada 1 em 5 adultos portadores do espectro se tratam com Theanina, de acordo com o Jornal The Scientific World.

11. Diminui a TPM

Um estudo cooperativo entre a Universidade de Shizuoka, Instituto de Planejamento Familiar do Japão e a Taiyo Kagaku Co., comprovaram que a ingestão diária de 200mg de Theanina, em mulheres com Tensão Pré Menstrual, se mostrou eficiente contra os sintomas negativos tanto sociais, quanto físicos e mentais do período fértil dessas mulheres.

12. Reduz a pressão alta

Até agora os estudos para essa finalidade foram feitos em ratos de laboratório. Mas os testes apontaram uma redução plausível na pressão sanguínea desses animais.

Com isso a suplementação de Theanina já tem sido incluída nas dietas para tratar a Hipertensão.

13. Proteção celular

Através de vários estudos in vitro, descobriu-se que nas sessões de quimioterapia, em pacientes com câncer, Theanina protege células saudáveis da ação química desses agentes. Isso faz com que as células afetadas pelos tumores segurem esses químicos e assim aumenta a eficácia da quimioterapia.

14. Proteção cerebral

Testes em animais revelaram que o componente inibe a produção de glutamato. Com isso, acaba por regular a ação tóxica em células nervosas do cérebro e evita o Acidente Vascular Cerebral.

15. Proteção do fígado

Pesquisas no Japão comprovaram que o uso de Theanina diminui os efeitos do álcool no organismo, justamente por acelerar o metabolismo da substância no sangue. Dessa forma, Theanina protege o fígado da ação do álcool.

Theanina: Qual a diferença entre os outros calmantes?

comparação-teanina

A principal diferença de Theanina em relação aos remédios calmantes é a ausência de efeitos colaterais.

Outros suplementos naturais tem sua ação parecida com o aminoácido, como o Gaba, Glutamina e Triptofano.

Porém a ingestão desses suplementos é recomendada apenas antes de dormir, tendo eficácia somente durante o sono. Theanina, no entanto, promove o relaxamento instantâneo.

Outro fator importante é que Theanina não causa sonolência como alguns fármacos e outros calmantes naturais famosos, como a Passiflora, que pode ser muito prejudicial para pessoas que sofrem com gastrite, hiperacidez gástrica ou úlceras.

Posso utilizar a Theanina com outros medicamentos?

Mesmo podendo ser ingerida junto a bebidas alcoólicas e não possuir efeito colateral em sua forma pura, Theanina interage com medicamentos quimioterápicos de forma positiva, como mencionado anteriormente, sendo muito utilizada como aditivo nos tratamentos.

Segue abaixo a lista de quimioterápicos que Theanina potencializa a ação:

  • doxorubicina
  • idarubicina
  • pirarubicina
  • cisplatina
  • irinotecano

Onde posso encontrar Theanina?

Theanina está presente no chá verde. Porém, uma xícara possui apenas 1% da quantidade diária recomendada.

Mas você também pode encontrar o componente nas farmácias de manipulação, tanto isolado ou acrescido de outros compostos.

A dose indicada para a sua forma mais pura é de 200 mg a cápsula, podendo se consumir 1 a 2 vezes ao dia.

E então, quer aproveitar os benefícios de Theanina?

OBS:THEANINA NÃO SUBSTITUI O TRATAMENTO COM MEDICAÇÃO RECEITADA PELO MÉDICO.

Para pedir Theanina de 200mg c/30 cápsulas, clique no botão abaixo.

91 thoughts on “Teanina: 15 motivos para você tomar esse suplemento natural

  1. Marcio says:

    Bom dia…, o Theanina afeta a o desejo sexual ( diminuindo a libido ou algo do genero?)…, no quesito de aumento de peso , esse medicamento afeta em alguma situação?

  2. Daniel Silva says:

    Tomo anticouagulante e tenho ansiedade q me impede ate de comer, oq me causou anemia. Posso tomar theanina junto com o tratamento pra anemia?

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Daniel, será importante você perguntar a seu medico se a Theanina pode ser associada ao seu tratamento. Só ele pode fazer essa indicação, pois só ele tem o conhecimento do tratamento e dos medicamentos no qual você faz uso. É importante para que não haja nenhum efeito colateral com as medicações que você está usando

    • Elisangela Martins da Silva says:

      Tomo imunossupressão por conta de um transplante de rim,minha médica disse que posso usar ansiolítico receitado pelo psiquiatra, porém gostaria de algo mais natural . Será que poderia tentar este medicamento no lugar da fluoxetina?

      • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

        Elisangela, aconselho vc a levar a Teanina ao conhecimento de seu médico, só ele pode dizer se será bom no seu caso.

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Marcus, a Teanina é recomendada para a melhora do humor e relaxamento. Não é utilizado para concentração.

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Bom dia Li,para uma criança de 7 anos deve ser avaliado por um pediatra e podemos fazer apenas com prescrição médica.

        • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

          Maria, o Depakote é indicado para o tratamento de episódios de mania associados com transtornos
          afetivos bipolares.É bom consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão ao acrescentar outro medicamento ao seu tratamento.

      • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

        Olá Laisa, não temos como te falar o que pode ter acontecido. O indicado nessa situação é informar o médico sobre os sintomas que você teve para que ele possa dar um diagnostico preciso.

  3. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Agradecemos o elogio!Sempre procuramos colocar em nosso site informações relevantes para nosso clientes,vamos estar sempre renovando os posts,acompanhe-nos e entre em contato pelo nosso whatsapp (31)98808-0821 qualquer dúvida estamos a disposição.

  4. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Agradecemos o elogio!Sempre procuramos colocar em nosso site informações relevantes para nosso clientes,vamos estar sempre renovando os posts,acompanhe-nos e entre em contato pelo nosso whatsapp (31)98808-0821 qualquer dúvida estamos a disposição.

  5. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Agradecemos o elogio!Sempre procuramos colocar em nosso site informações relevantes para nosso clientes,vamos estar sempre renovando os posts,acompanhe-nos e entre em contato pelo nosso whatsapp (31)98808-0821 qualquer dúvida estamos a disposição.

  6. joão pereira says:

    Gostaria de saber se posso tomar essa medicação, pois me diagnosticaram com ansiedade e síndrome do pânico (estava num momento de muita fadiga e estresse), ai me passaram o esc de 5mg, tomei por dois meses infelizmente não melhorei (efeitos colaterais), ai parei e trocaram para o pondera de 10mg que tomei por 24 dias e não melhorei (efeitos colaterais) e o frontal no momento de crise e no momento estou me sentido melhor sem os medicamentos, pois diminuíram as crises em 80% .

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      João,toda medicação deve passar antes pelo conhecimento de seu médico, o tratamento varia de pessoa pra pessoa,medicamentos, dosagens e até tratamentos alternativos só podem ser feitos com indicação médica. Sugiro que leve as informações que tem da Teanina pra seu médico pra ele fazer uma avaliação de seu tratamento.

  7. joão pereira says:

    Pois tenho um grande amigo em Porto Alegre, que estava numa situação mais forte que a minha com depressão e ele melhorou com essa medicação.

  8. João Pedro Machado says:

    Eu tomo teanina a quase um ano e os resultados foram muito positivos, diminuição da pressão, relaxamento e melhora na memória …

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Luíza, todo seria bom você consultar seu medico primeiro, a Teanina pode ajudar no seu tratamento, mas é bom consultar o medico antes.

  9. Elizabeth Gonçalves says:

    Cansada de usar um antidepressivo com acompanhamento de um psiquiatra resolvi procurar um médico especialista em suplementos. E dentre vários suplementos me receitou a Teanina. Estou gostando do mesmo me acalmando a ansiedade. É um tratamento caro mas assistindo os vídeos de Dr.Lair Ribeiro me conscientizei deste tratamento.

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Silvana, estudos mostraram redução significativa na pressão sanguínea com a administração de Teanina. Sendo assim,seu uso deve ser evitado em pacientes com pressão baixa.

  10. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Boa tarde Carem, não tem nenhum problema se o paciente não faz uso de nenhuma outra medicação. Caso ele esteja fazendo uso de outros medicamentos você vai precisar consultar seu medico.

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Olá Moises, não existe nenhuma preferencia de horário, a Teanina produz o relaxamento sem te dar sono, por isso pode ser usada a qualquer hora dia a sua escolha.

  11. Waldecir says:

    Muito bom seu posto parabéns! Então eu como biomassa de banana verde, tomo lavitan de a-z tomo omega 3, ginko biloba e como banana. Tem algum problema eu usar a teanina? Eu tomava sertralina mas me fez mal e foi suspendido aí a Dra liberou o triptofano 500mg mas me deu muito sono e dor de cabeça.

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Waldercir, não foi encontrado nenhuma interação entre os medicamentos. Mas é bom consultar um médico antes de usar o produto.

  12. WALDECIR DE JESUS PEREIRA DO NASCIMENTO says:

    Boa tarde! Tomo L teanina e como biomassa de banana verde, existe algum problema de usar os dois? ja que o L teanina é otimo mas a biomassa tem triptofano pode potencializar ou nao tem relacao e posso continuar o uso? Tomo 200mg de L teanina por dia e duas colheres de sopa de biomassa de banana verde diariamente. desde ja agradeço.

  13. Paula says:

    Gostaria de saber se posso tomar theanina, taurina e magnésio ao mesmo tempo. Se sim, deveria intercalar o uso com diferença de uma hora, por exemplo, ou os três de uma vez?

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Vilma, não existe nenhuma interação, tanto positiva como negativa, entre estes dois medicamentos,porém aconselhamos consultar um médico antes de associar qualquer medicação ao seu tratamento.

  14. Gui says:

    Olá comecei tomar l teanina 200mg uma cápsula por dia e qdo tomei senti tontura como se tivesse tomado uma dose de bebida alcoólica e um pouco de dor de cabeça, depois de umas duas hrs melhorei. Preciso saber se pode ser pelo fato de eu tomar lavitan, vitamina 280mg e levedo de cerveja ou não há interação. Desde já agradeço.

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Olá Gui, não temos informações suficientes para te dar uma resposta conclusiva, qual vitamina você toma além do Lavitan ? seu Lavitan é o de A a Z ? aconselho a consultar um médico para ter informações mais precisas.

  15. Gui says:

    Sim lavitan de a-z, vitamina c e a medica me passou seakalm. A l teanina tem interaçao com camomila? pois a camomila me acalma e a L teanina nao senti resultados até pq mandei manipular e tomei um de vez em quando, talvez seja isso.

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Gilmara, estudos mostraram redução significativa na pressão sanguínea com a administração de Teanina. Sendo assim,seu uso deve ser evitado em pacientes com pressão baixa.

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Felipa, tano a teanina como o triptofano atuam aumentando os níveis de serotonina; a diferença é que a teanina atua também aumentando os níveis cerebrais de dopamina, que é o neurotransmissor do prazer e da recompensa.

  16. josilene nobre de sá arraes says:

    Bom dia.
    tenho dois filhos, uma com 15 anos, e outro com 12 anos, os dois estão com crise de ansiedade, os dois pode fazer uso do Ltheanina?
    E quantas vezes ao dia?
    mandei fazer a medicação de 200mg, mas por conta da idade deles fiquei sem saber como ministrar se dava 1x ou 2x ao dia.

  17. Claudia says:

    Boa tarde, tomo Valsartana 320mg para pressao, minha pressão está estavel, posso tomar ?? As vezes tenho muita dor no pescoço e tomo dorflex ou torsilax, pode mesmo assim ?? Durmo bem, só tenho umas crises de ansiedade as vezes, dá uma sensaçao de respiraçao curta, uma sensaçao de pressão na cabeça, aperto no peito

    • FARMÁCIA UNIVERSAL says:

      Cláudia, a mucuna pode inclusive ajudar na redução da pressão; sendo assim, o ideal é consultar seu médico para que ele avalie necessidade e possível ajuste da dose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *