Tirosina e seus benefícios

Tirosina, L-Tirosina ou L-Tyrosine, é um suplemento natural que tem chamado muita atenção ultimamente.

Além de promover o foco para os estudos, ainda ajuda contra a depressão. Veja agora todos os benefícios deste aminoácido.

Comprar tirosina

Tirosina: De onde surgiu este suplemento?

A Tirosina é um aminoácido também conhecido como 4-hidroxifenilalanina. É encontrada nas proteínas animais (carnes, peixes, ovos), dentro de um conjunto de mais 22 aminoácidos.

Além disso, sua sintetização pode se dar no corpo através de seu precursor, o aminoácido essencial Fenilalanina, quando este é ingerido em abundância.

Outras fontes da Tirosina são:

  • leguminosas
  • amêndoas
  • laticínios
  • abacate

No entanto a suplementação de Tirosina vem sendo estudada como uma poderosa aliada contra os Transtornos de Humor como a Depressão, Distimia, Humor Ciclotímico, Transtorno Bipolar do Humor, além do estresse, justamente por influenciar a ação de vários neurotransmissores.

Como a Tirosina age em nosso organismo?

neurotransmissores e tirosina

Quando a Tirosina é ingerida diretamente em cápsulas, ela consegue atravessar a barreira hematoencefálica, entrando no sistema nervoso de forma bem rápida.

Já quando é consumida através dos alimentos, sua absorção é mais lenta, uma vez que ela só é separada no processo de digestão.

Ao ser absorvida a Tirosina forma uma ponte entre os neurotransmissores que conversam com os neurônios através de sinais elétricos.

Isso aumenta os níveis de Dopamina, Noradrenalina e Epinefrina, que deixem o corpo e mente preparados para grandes feitos, além de melhorar o humor, motivação, estado de alerta, atenção e foco.

Benefícios da Tirosina

1. Alivia os efeitos do stress

tirosina combate o stress

Um estudo publicado pelo Journal of Psychiatry and Neuroscience mostrou que em níveis de estresse a taxa de Catecolamina é aumentada.

Esse composto orgânico é sintetizado através da Tirosina, porém o que surpreendeu os cientistas, foi que a administração de Tirosina em animais nessas condições, fez com que a liberação de Catecolamina fosse corrigida, melhorando também a função cognitiva diante desta situação.

2. Melhora do desempenho mental

Muitos consumidores afirmam que a Tirosina melhora o raciocínio, memória cognitiva e aprendizado.

Com isso um estudo duplo-cego foi realizada no Laboratório de Pesquisa Médica Aeroespacial Naval, em Pensacola, no estado americano da Flórida.

Nele foram avaliados os efeitos no comportamento causados pela Tirosina durante uma bateria de 9 horas de atividade, após uma noite de vigília.

O resultado foi que os participantes que tomaram 150 mg do suplemento administrado, após 6 horas de trabalho, com doses divididas, melhoraram significativamente a queda do desempenho mental em comparação àqueles que ingeriram o placebo .

Além disso, também foi observado uma melhora significativa na probabilidade de lapsos mentais durante a tarefa de vigilância com trabalhos de alta intensidade.

As melhorias duraram cerca de 3 horas, comprovando que o tratamento é eficaz a partir desta dose.

Logo após, outros testes foram realizados com doses mais elevadas, atestando a eficácia de Tirosina na hora de suprir o cansaço e o sono durante longas horas de trabalho.

Com isso, o suplemento tem sido uma alternativa de uso isolado e dentro de compostos, ao consumo abusivo do medicamento Adderall, feito durante os intensos estudos nas universidades norte-americanas.

3. Pode auxiliar na melhora da Depressão

combate a depressão

Muitas vezes os transtornos de humor estão associados a falta de Dopamina no cérebro, o que pode tornar alguns medicamentos voltados para o aumento da Serotonina ineficazes.

Em 1990 o Departamento de Psiquiatria da Universidade do Arizona em Tucson tratou 65 pacientes ambulatoriais com o prognóstico de Depressão Maior durante 4 semanas.

Divididos em grupos, o primeiro tomou 100 mg de Tirosina, o segundo 2,5 g do medicamento Imipramina e o terceiro tomou placebo.

A pesquisa duplo-cega não pode confirmar que houve melhora da depressão em relação ao medicamento e a crença psicossomática.

No entanto, pacientes que tomaram a Tirosina não obtiveram os drásticos efeitos colaterais do medicamento, principalmente a boca-seca.

Outro fator positivo foi que a Imipramina diminuiu de forma significativa a metabolização da Noradrenalina e a Tirosina a aumentou, também significativamente.

O fato é que mesmo que os médicos não puderam comprovar a ação antidepressiva da Tirosina de forma direta, muitos pesquisadores relacionam o suplemento com o quadro.

Isso porque ela age indiretamente nos níveis de Serotonina (responsável pela sensação de bem estar) através da Noradrenalina, e claro, também produz Dopamina (responsável pelo bom humor e motivação) , tudo sem os efeitos colaterais dos medicamentos.

4. Suprime o apetite

tirosina reduz o apetite

A Noradrenalina, também conhecida como Norepinefrina, é supressora do apetite.

Assim com o impulsionamento da sua produção, a Tirosina tem sido muito indicada para compor dietas de restrição de calorias, considerando também a capacidade que a Noradrenalina tem de reduzir a gordura localizada.

5. Contribui para a construção muscular

Para os adeptos das academias, a Tirosina é um suplemento para ser utilizado antes dos treinos, justamente por retardar o cansaço e estimular a atividade física.

Como consequência, os resultados são vistos no desempenho e também após os treinos, promovendo uma melhor definição dos músculos com o passar do tempo.

Hoje em dia, o uso isolado do suplemento tem aumentado, considerando sua indicação por profissionais da área e atletas, como substituto ao uso da polêmica Creatina, por obter os mesmos efeitos, mas com a isenção dos riscos a saúde.

Outros Benefícios

Além de tudo, a Tirosina ainda pode ser indicada no tratamento contra diversas doenças, por proporcionar:

  • O aumento dos Glóbulos Brancos e Vermelhos
  • Tratamento contra a Fenilcetonúria (doença na qual o corpo não metaboliza a Fenilalanina)
  • Ajuda na liberação de Melatonina (responsável pelo sono e saúde imunológica)

Efeitos colaterais e contraindicações

Em doses elevadas, acima de 5 gramas, a Tirosina pode causar dores de cabeça, desconforto estomacal e intestinal.

Tirosina deve ser evitada em uso conjunto com os sintetizadores do Hormônio da Tireóide, medicamentos IMAOs e estimulantes, principalmente no que se diz respeito aos compostos que liberam L-Dopa no organismo, podendo neste último caso, causar agitação, tonturas e mal-estar.

Também é contraindicada em portadores de Hipertireoidismo e Doença de Graves

Dosagem ideal

Até agora, Tirosina se mostrou tolerável em doses de até 12 gramas por dia. Mas doses tão altas são administradas somente por recomendação médica.

Portanto, o ideal é ingerir 1 cápsula de 150mg a cada 3 horas, ou dose única de 300mg a 500mg, não excedendo o equivalente de 1 grama por dia.

Onde e como encontrar a Tirosina?

A Tirosina é usada como matéria prima de fórmulas manipuladas, podendo ser acrescida em cápsulas isoladamente e também combinada com outros componentes.

Está afim de aproveitar os benefícios deste suplemento?

Você encontra a Tirosina aqui, na Farmácia Universal.

Além desta matéria prima, você pode escolher dentre uma enorme variedade de componentes para manipularmos a fórmula ideal para você.

 

51 thoughts on “Tirosina e seus benefícios

  1. waldec says:

    Preciso tomar com as vitaminas b6 , b3 como o triptofano ou só a tirosina em capsulas? posso alternar triptofano com tirosina ou só ela?

  2. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Bom dia Waldec, não existe restrições para combinar Tirosina com as vitaminas B6, B3 ou Tripofano. Agora, se você pretende combinar essas vitaminas ou até mesmo substituir a tirosina por elas, vai depender pra qual finalidade você queira usar. Lembrando que é sempre aconselhável a opinião de um medico antes de começar a tomar qualquer medicamento.

  3. waldecir nascimento says:

    na verdade falei para minha medica que queria usar o triptofano e ela sem cogitar disse que tudo bem kk fiquei em duvida até pq o mesmo tambem segundo dados pode dar complicaçoes nos nervos e outras areas e as doses de duas capsulas de 500mg diaria tambem me assustam kk

  4. waldecir nascimento says:

    Tomei tres dias 1000mg por dia tive dor de cabeça nao sei se relacionado a ele triptofano mas hoje acordei bem com uma concentraçao otima

  5. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Ok Waldercir, no caso a dosagem usual é de 500 mg podendo variar de acordo com a prescrição médica.

  6. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Carlos, não encontrado qualquer interação entre estes medicamentos. No entanto um médico deverá ser consultado.

  7. Maria Izabel Fernandes rosa says:

    Gostaria de saber se posso associar N ACETIL L TIROSINE A MUCUNA 400 MG E A LEVOTIROXINA 50MG MEU MARIDO TOMA MUCUNA POR TER ALGUNS SINTOMAS DE PARKSON E LEVOTIROXINA PORQUE TEM HIPOTIROEDISMO. GRATA IZABEL

  8. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Não existe restrições Maria, mesmo assim é aconselhável procurar um médico antes de introduzir qualquer medicação ao seu tratamento.

  9. Victoria Camboim says:

    Posso tomar estimulantes como pó de guaraná no mesmo dia que tomar a tirosina?

  10. Pablo M Oliveira says:

    Estou querendo tomar Tirosina + 5HTP com intervalos, para combater ansiedade que eu tenho muita, pelo menos não vou tomar controlados como Setralina que cheio de efeitos colaterais.

  11. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    A tirosina ajuda a potencializar os efeitos do 5-HTP no tratamento de depressão.

  12. Eliane says:

    Desculpe Marcos mas isto que toma é para hipotireoidismo? Porque estou a precisar e não gostaria de tomar hormônio! Se puder me responder agradeço!

  13. Maria Votto Cruz says:

    Porque é contra indicado o uso da tirosina concomitante a levotiroxina? Tenho hipotireoidismo e uso pura 50mg

  14. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Maria, o Puran T4 não deve ser administrado junto a nenhum outro fármaco, pois sofre influência na sua absorção. Ele deve ser administrado sempre sozinho em jejum com água, e aguardar 1 hora para alimentar.

  15. Francisco Carlos Feitosa says:

    Boa tarde, eu tomo um medicamento para repor hormonios da tireóide de rashimoto por nome de levotiroxina sódica eu posso tomar eu posso tomar esse suplimento de tirosina.

  16. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Maria, o Puran T4 não deve ser administrado junto a nenhum outro fármaco, pois sofre influência na sua absorção. Ele deve ser administrado sempre sozinho em jejum com água, e aguardar 1 hora para alimentar.

  17. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Francisco, o Puran T4 não deve ser administrado junto a nenhum outro fármaco, pois sofre influência na sua absorção. Ele deve ser administrado sempre sozinho em jejum com água, e aguardar 1 hora para alimentar.

  18. Alecsandra says:

    Queria saber se posso tomar Tirosina, pois uso o puran 25, e estou tomando tmbm a vitamina b12 e o ácido fólico? Tem alguma contraindicação contra algum deles? E qual o melhor horário tomar, e precisa ser em jejum?

  19. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Alecsandra, o Puran T4 não deve ser administrado junto a nenhum outro fármaco, pois sofre influência na sua absorção. Ele deve ser administrado sempre sozinho em jejum com água, e aguardar 1 hora para alimentar.

  20. Milena says:

    Boa tarde! Uso um medicamento manipulado T3 ( 4mcg) e T4 ( 5mg) em jejum e.nates do almoço. Posso usar a tirosina em outro horário, longe desse para tireóide?

  21. Alecsandra says:

    O puran ou a tirosina? Q deve ser tomado em jejum e após 1 hora alimentar?
    Tenho dúvidas sobre como tomar a tirosina, qual melhor horário e se deve ser em jejum ou não precisa?

  22. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    O ideal é consultar o médico para avaliação de ajuste da dose do Puran em caso de uso concomitante com tirosina.

  23. erivan Rodrigues Bernardes says:

    posso tomar acetil tirosina 500mg,,de manhã e TRIPTOFANO 500mg anoite ao deitar???

  24. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Gladson, o Euthyrox não deve ser administrado no mesmo momento, junto a nenhum outro fármaco, pois sofre influência na sua absorção. Ele deve ser administrado sempre sozinho em jejum com água e o paciente deve se alimentar após 1 hora

  25. DAVIMAR GOMES says:

    Eu tomo vários suplementos, tenho 66 anos mulher, problema de memória, fatiga, ostéoporose articulação etc.. Eu não tomo café da manha, então tomo meus suplementos todos no começo do meu almoço. Poderia me orientar uma melhor forma para ter melhor eficácia? Quais posso tomar a noite sem perturbar meu sono?
    L-Tyrosine,
    Vit B12, selênio,
    Acetyl L-carnitina,
    Vit K2,
    Calcio,
    coezima Q10,
    (Chondroitine+Glucusamine+MSN+VIT C
    Muito obrigada
    Cordialmente
    Davimar

  26. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Olá,a tireoide é responsável pela produção e armazenagem dos hormônios tireoidianos,para fabricar estes hormônios ela utiliza o aminoácido tirosina, além de outros componentes, sugiro que você consulte o médico que faz controle da tireoide antes de iniciar a ingestão de tirosina para não desregular a dosagem da levotiroxina que você está tomando.

  27. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Olá,Ritalina® é utilizada para o tratamento do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, este medicamento é um estimulante do sistema nervoso central. A tirosina é um aminoácido usado como suplemento dietético, usada em infusões de aminoácidos, dietas enterais e orais e em alimentos para a saúde como componente nutricional, usada também no tratamento da ansiedade distúrbios do sono e depressão, a tirosina não apresenta contraindicações em relação a outros medicamentos então pode ser usado com Ritalina.

  28. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Olá!
    – O consumo de L-tirosina é aconselhado 1 hora antes de atividades físicas;
    – Vitamina B12 é aconselhado uso no horário de almoço;
    – Selênio é aconselhado tomar junto com as principais refeições,almoço ou jantar;
    – L-carnitina tomar 1 hora antes de realizar a atividade física;
    – Vitamina K2 tomar antes das principais refeições, tomar o cálcio antes de dormir: além de ser melhor absorvido à noite, ele deve ser ingerido longe das refeições, pois precisa de um ambiente ácido no estômago para ser assimilado;
    – coenzima Q10 o ideal é ingerir junto com as refeições;
    – Chondroitine+Glucusamine o melhor resultado é quando ingerido em jejum;
    – MSN é recomendável tomar com água meia hora antes das refeições;
    – VIT C pode-se tomar pela manhã ou período da tarde.
    Espero ter ajudado 🙂

  29. FARMÁCIA UNIVERSAL says:

    Olá! Cloridrato de bupropiona interage com substâncias químicas no cérebro (neurotransmissores) relacionadas à depressão, chamadas noradrenalina e dopamina.A sertralina é um inibidor potente e seletivo da recaptação da serotonina e possui efeito muito fraco sobre a recaptação neuronal da dopamina e norepinefrina.A l Tirosina é um aminoácido e participa da síntese de epinefrina e dopamina, pode inserir no tratamento sim.

Comentários não permitidos.